sábado, 3 de agosto de 2013

Papa nomeia novo secretário para a Comissão "Ecclesia Dei" e novo elemosineiro



Cidade do Vaticano (RV) - O Santo Padre nomeou novo secretário da Pontifícia Comissão "Ecclesia Dei" Dom Guido Pozzo, 61 anos, natural de Trieste – nordeste da Itália –, até então Elemosineiro de Sua Santidade.

A Pontifícia Comissão "Ecclesia Dei" foi instituída por João Paulo II em 1988 com a finalidade de facilitar a plena comunhão eclesial dos membros da Fraternidade fundada por Dom Marcel Lefebvre que desejam permanecer unidos ao Sucessor de Pedro na Igreja Católica.

Como novo Elemosineiro, o Papa nomeou Mons. Konrad Krajewski, polonês, 49 anos, até então cerimoniário pontifício e oficial do Setor das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, elevando-o, ao mesmo tempo, à dignidade de arcebispo.

Na prática, a Elemosineria Apostólica sempre existiu, embora tenha sido organizada no Séc. XIII pelo Papa Gregório X: em nome do Pontífice, ajuda aqueles que necessitam, com pequenos gestos diários, no silêncio e discrição. Trata-se dos mais variados pedidos de ajuda, como pagamento de boletos, alugueis, tratamentos médicos. De fato, é uma caridade cotidiana que o Papa mantém pessoalmente para fazer sentir a proximidade da Igreja à pessoa singularmente considerada.

O Papa Leão XIII, no final do Séc. XIX, com a finalidade de favorecer a coleta de fundos para as obras de caridade confiadas à Elemosineria, delegou ao Elemosineiro a faculdade de conceder a Bênção Apostólica por meio de diplomas em pergaminho.

Trata-se de uma Bênção – recorda o organismo – que é totalmente gratuita e cujos custos se referem unicamente ao diploma e às despesas para a preparação e envio da mesma. Todas as entradas provenientes da Elemosineria Apostólica como contribuição da concessão dos diplomas de Bênção são inteiramente revertidas em favor da caridade para com os pobres. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...